Categoria: Comunicados
Mês: Janeiro
Ano: 2021

Considerando a decisão tomada pelo governo regional da madeira de realizar testes de despistagem à sars-cov-2 a todo o pessoal docente e não docente das escolas pertencentes aos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava, vem o Sindicato Democrático dos Professores da Madeira (SDPM), reconhecendo a inevitabilidade da aplicação de novas medidas face à disseminação do vírus, advertir que é totalmente incoerente a realização dos referidos testes apenas a umas parte da comunidade escolar.

Neste sentido, entendemos que a realização dos referidos testes de despistagem à sars-cov-2 sendo realizados a uma pequena parte da comunidade escolar tornam-se absolutamente ineficazes face ao objetivo ambicionado.

Mais se acrescenta ser também incoerente limitar a realização de tais testes apenas aquelas escolas e concelhos, uma vez que existe mobilidade de alunos, docentes e não docentes entre todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira.

Assim, o SDPM defende a realização de um rastreio massivo de toda a comunidade escolar, ainda que isso implique a suspensão temporária da atividade letiva presencial durante o período de realização do mesmo.

Funchal, 5 de Janeiro de 2021

A Direção